Livro/Sentimentos

Um livro inovador
faz com que qualquer leitor se sinta literalmente
na pele da personagem
da história que está a ler.

Revista VISÃO

   Nesta página, os alunos / leitores vão escrever sobre os sentimentos despoletados durante a leitura da obra que escolheram.
Trabalho coletivo
Texto de opinião: Que sentimentos me despertou a leitura do texto «Pare, escute e olhe»?
            Nós lemos a obra «Pare, escute e olhe», escrita por António Torrado. A obra despertou nos leitores diferentes sentimentos, à medida que o caracol avançava nas suas aventuras.
            Na nossa opinião, na obra está presente o medo e a preocupação, quando o caracol decidiu atravessar a linha de comboio. Também nos despertou confiança, uma vez que o caracol acreditou na papoila. Dentro da variedade de sentimentos, encontramos igualmente a aflição e o arrependimento: a papoila aflige-se por ver o comboio aproximar-se e teme o pior!
            Para nós, o caracol ficou muito grato ao pássaro, por o ter salvado. Porém, o pássaro mostrou ser desprezível, porque exigiu uma recompensa. No entanto, no final da história tudo termina bem e sentimos uma grande alegria ao ver que a personagem sobreviveu a todos os perigos.
Podemos concluir que «tudo está bem quando acaba bem», especialmente se a nossa personagem favorita tem um final feliz!


A obra que eu li foi «O pinhal dos segredos», escrita por Rúben Correia. Nesta obra existem três histórias, mas a minha favorita é a que tem por título «O pinhal dos segredos».
A leitura desta história despertou em mim vários sentimentos: alegria, felicidade, tristeza/angústia e nervosismo/medo.
Senti felicidade pelo facto de o Chico e o João terem ajudado o pai Natal a entregar as prendas.
Também me despertou alegria, porque o João e o Chico encontrarem o pai Natal. Mas, por outro lado, também se sente tristeza e angústia, por causa da possibilidade de o pai Natal não conseguir entregar todos os presentes a tempo. Claro que também existe nervosismo e medo, quando os anões falaram com as duas personagens principais.
No final da história, o que eu gostei mais foi o facto de o Chico e o João estarem sempre prontos para ajudarem o pai Natal.
Soraia


Eu li a obra de Margarida Fonseca Santos, «O Peixe Azul».
Em mim, esta obra despertou vários sentimentos; desde medo e aflição, a felicidade e alegria.
Na minha opinião, está presente na obra preocupação, aflição e medo, quando descobriram que havia mais sonhos cá fora, no mundo dos humanos.
Também houve confiança, pois confiavam uns nos outros para conseguirem que os sonhos voltassem à Terra dos Sonhos.
Dentro de todos estes sentimentos, também houve tristeza porque o Fish e os outros sonhos foram-se embora, deixando Daniel e o seu avô sem eles.
Mas, por outro lado, também houve felicidade e alegria, pois, todos juntos, tiveram Grandes Aventuras.
Diana


Eu li a história «Okra, o gato», presente no livro «Os mais belos contos de animais», que despertou em mim os mais diversos sentimentos.
Na minha opinião, logo no início da história, quando o oráculo diz à mulher que o seu filho seria um pedinchão, a curiosidade e o interesse afluem-me à cabeça.
Neste texto, também está presente a desconfiança, quando o pombo propõe ao menino que o deixe ir para a sua cidade, mas, de seguida, temos um episódio de felicidade quando, o pequeno e franzino Aku, de um momento para o outro, fica rico e com o poderosíssimo anel!
Como não podia faltar numa boa história, este conto também tem um pouco de comédia, visto que as aventuras do gato Okra e do cão Okraman até são bem divertidas!
No final, até encontramos uma boa explicação para a vida de gato e para a vida de cão! Pessoalmente, gostei desta história.
Francisco Cunha


Eu li a obra «Um sonho à procura de uma bailarina», escrita por Anabela Mimoso.
A obra despertou-me diferentes sentimentos, à medida que a menina contava à mãe o sonho de ser bailarina.
Na minha opinião, na obra está presente o medo, quando a mãe da bailarina tem à frente dela uma resma de papel e não tem nada para escrever nele.
Também despertou a imaginação, quando a personagem fala para uma sombra azul.
Para mim, a mãe viu que a sombra azul estava aflita, quando a mãe diz para a sombra: ”Nesse caso, fico. É que há pessoas a quem não me devo mostrar.”
Sara


  Eu li a obra «Romance do 25 de Abril», escrita por João Pedro Mésseder e, neste texto, vou falar sobre os sentimentos que a obra me despertou.
   A obra despertou-me sentimentos variados, desde medo a alegria.
   Eu tive medo quando levaram o menino para a prisão, pois batiam-lhe. Quando ele sai da prisão, fiquei com alegria, porque ele não merecia ter sido preso.
  Eu fiquei com raiva do que faziam ao menino, porque ele trabalhava de sol a sol e não tinha dinheiro para matar a fome.
  Quando Portugal fica em liberdade, ele e os seus amigos fizeram greves, protestos e com isso fiquei com felicidade, por saber que ele não tinha desistido da liberdade.
  Também senti angústia, porque as pessoas que mandavam em Portugal tinham fugido para o Brasil.
  Eu adorei a história e aconselho todos os meus amigos a lerem-na.
Ana Luísa


Eu li a história «A Rã Mainu», da obra “Rãs, Príncipes e Feiticeiros”, escrita por Ana Maria Magalhães e Isabel Alçada.
 Esta história fala de um rapaz que já tinha idade para casar e queria fazê-lo com a filha do rei Sol e da rainha Lua, mas isso era bastante complicado.
Esta obra despertou em mim diferentes sentimentos, como melancolia e desconsolo pois ninguém aceitou levar a carta de noivado ao Rei Sol.
Também senti felicidade, pois a rã Mainu conseguiu que o rapaz casasse com a filha do rei Sol e da rainha Lua.
Eu gostei muito desta história.
Inês Santos 


Sem comentários: